O uso de ferramentas em ambiente virtual


Fórum

  A ferramenta fórum apresenta-se como um local adequado para que um ambiente de aprendizagem se forme, pois permite um tipo de interação que pode contribuir para a construção coletiva do saber. Conforme Silva, o fórum possui uma interface rica, capaz de potencializar a construção de colaboração e do diálogo. Ele é amplamente utilizado em cursos na modalidade a distância com o objetivo de propiciar a interação entre o grupo de alunos e professores.
 Algumas constatações sugerem que o professor, no momento em que planeja e propõe as atividades e debates no fórum, leve em consideração as questões relacionadas ao tema e também ao acompanhamento e avaliação das participações. É desta forma, intencional e fundamentada, que o uso do fórum tende a assumir um caráter pedagógico e não apenas tecnológico, atribuindo também grande sentido a figura do professor na EAD. 
 No que se refere a EAD, a interatividade, possibilitada pelas ferramentas de comunicação, adquire fundamental relevância para a transformação das práticas educacionais. Nesse sentido, a pesquisa mostra que o fórum é um espaço que representa, de certa forma, a sala de aula presencial, pois possibilita que alunos e professores possam interagir constantemente, facilitando assim o ensino e a aprendizagem. No entanto, ao realizarem essa interação, é necessário que aluno e professor assumam novos papéis no processo de ensino e de aprendizagem.

YouTube

  A inserção de vídeos como recurso pedagógico em ead visa endossar o conhecimento teórico. São estímulos importantes necessários para o ensino aprendizagem. O vídeo de ead é um complemento para atividades bem enriquecedor no assunto proposto pelo docente. Segundo Mattar (2009):

Vídeos têm sido cada vez mais utilizados como recurso pedagógico. O uso de vídeos em educação respeita as ideias de múltiplos estilos de aprendizagem e de múltiplas inteligências: muitos alunos aprendem melhor quando submetidos a estímulos visuais e sonoros, em comparação com uma educação tradicional, baseada principalmente em textos. (MATTAR, 2009, p.3)


  O vídeo no youtube pode ser visto e revisto várias vezes pelo aluno de acordo com a sua disponibilidade e vontade de estudar. Hoje a geração já esta detentora desta cultura de manusear com facilidades recursos online proporcionando conforto, pois assim, poderá construir um ambiente pessoal ou personalizado para aprender e acima de tudo com interatividade.
Ainda dentro de uma visão otimista sobre o vídeo no youtube, ele é um excelente estímulo audiovisual. Porém, este recurso esta se destacando cada vez mais no ensino-aprendizagem em ead, é apreciável quando incentiva o aluno a produzir


https://saga.art.br/6-dicas-para-produzir-videos-para-o-youtube/


Sem duvida é uma ferramenta que merece todo respaldo na área educacional visando a democratização do acesso à informação bem como do conhecimento e se destacando no universo do ensino a distancia.

E você, concorda com a importância do uso do fórum de do YouTube na EAD?
Existem outras vantagens no uso dessas ferramentas que não foram apresentadas no texto?

Referências

SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco. Educação online. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. 550 p. 

MATTAR, João. Youtube na educação: o uso de vídeos em ead. In: Abed Congresso. 11, 2009, São Paulo. Disponível em:<http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/2462009190733.pdf> Consultado em 28 de novembro de 2011

Comentários